Blog

O currículo vitae é um dos documentos mais importantes da vida de um profissional. Independente da opção laboral que o migrante e refugiado realizar, esse documento é a carta de apresentação que irá oferecer ao empregador informações importantes sobre sua história profissional e educacional. A correta elaboração do currículo, sua organização, nível de detalhamento, clareza e relevância das informações, entre outros fatores, vão influenciar a empregabilidade e a integração do migrante e refugiado na sociedade brasileira. Esta oficina tem o objetivo de ensinar e ajudar a população migrante e refugiada a elaborar um currículo, e terá duas etapas. Na primeira etapa no dia 21/11/2020 às 16h00min será ministrada uma aula on-line e em espanhol, e numa segunda etapa a equipe do NAMIR ajudará os participantes elaborar seus currículos. Esta oficina terá 60 vagas, e o processo de inscrição será on-line.

Esta atividade de extensão contará com parte síncrona e uma parte assíncrona.

A parte síncrona, que ocorreu no dia 21/11/2020 com a participação de Silvana Sassi Pedrosa, psicopedagoga e especialista em Recursos Humanos, apresentaremos os conceitos básicos para a elaboração de um currículo. Esta atividade foi realizada completamente em espanhol, e está disponível no Youtube.

Abaixos listamos os currículos e modelos para elaboração de currículo usados na parte síncrona desta atividade:

A parte assíncrona terá duas fases:

  1. A primeira fase acontecerá entre os dias 22/11/2020 e 28/11/2020. Nesta fase, os participantes elborarão um currículo em espanhol e um currículo em português. Eles enviarão estes currículos por e-mail para o endereço eletrônico namirufba@ufba.br ou pelo aplicativo Telegram: o que ele julgar mais simples e prático.
  2. Na segunda fase acontecerá entre os dias 29/11/2020 e 05/12/2020. Nesta fase, a equipe da Comissão de Trabalho e Políticas Sociais do NAMIR/UFBA vai revisar, corrigir o português e enviar os currículos para os participantes.
  3. Na terceira fase, os participantes poderão comentar e tirar as dúvidas sobre as correções da equipe de Comissão de Trabalho e Políticas Socias do NAMIR/UFBA.